"Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a" Johann Goethe

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Olhar Novo

O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história. 
  
O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o AQUI e o AGORA. Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais... Mas, pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia? Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na ida pro trabalho? 
  
Queremos viver bem! Este ano que passou foi um ano cheio. Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e desilusões. Normal. Às vezes se espera demais das pessoas. Normal. A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou. Normal. 
  
O ano que vai entrar não vai ser diferente. Muda o ano, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e aí? Fazer o quê? Acabar com seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança? 
  
O que desejamos para todos nós é SABEDORIA! 
  
E que todos saibamos transformar tudo em uma boa experiência! Que todos consigamos perdoar o desconhecido, o mal educado. Ele passou na sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim... Entender o amigo que não merece nossa melhor parte. Se ele decepcionou, passe-o para a categoria 3, a dos amigos. Ou mude de classe, transforme-o em colega. Além do mais, a gente, provavelmente, também já decepcionou alguém. 
  
O nosso desejo não se realizou? Beleza, não tava na hora, não deveria ser a melhor coisa pra esse momento (me lembro sempre de um lance que eu adoro): 
  
CUIDADO COM SEUS DESEJOS, ELES PODEM SE TORNAR REALIDADE. 
  
Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano. Não adianta lutar contra isso. Mas se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade as coisas ficam diferentes. 
  
Desejamos para você esse olhar especial. 
  
O ano que vai entrar pode ser um ano especial, muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro. O ano que vai entrar pode ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, espetacular... ou... Pode ser puro orgulho! Depende de mim, de você! Pode ser. E que seja!!! 
Feliz olhar novo!!! Que o ano que se inicia seja do tamanho que você o fizer. 
  
Que a virada do ano não seja somente uma data, mas um momento para repensarmos tudo o que fizemos e que desejamos, afinal sonhos e desejos podem se tornar realidade somente se fizermos jus e acreditarmos neles!!!" 
  
Feliz Olhar Novo para o Ano que se inicia!!!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Premiação Intervias

A direção da escola EMEF "Eliza Franco de Oliveira" esteve no dia 08 de dezembro na cidade de Araras, na concessionária Intervias recebendo o prêmio de 1° Lugar Escola Destaque 2010  do Projeto Escola Intervias.
Esteve recebendo a premiação num 1° momento como Escola Destaque a Senhora Prefeita Rosemeire Scholl e a Diretora da Escola Evani Sandra Gazzola Forner. E num 2° momento a Vice-Diretora Maria do Rosário Rodrigues de Oliveira esteve recebendo um troféu de premiação como escola participante.
Os alunos do 4° ano da professora Rozário estiveram participando do evento com a paródio “Comigo é na base do cinto”. Paródia que tinha como objetivo  conscientizar os motoristas sobre o uso do cinto de segurança.
O evento ainda contou com a presença do secretário Régis Forner, coordenadoras da escola e professoras, além de apresentações das demais escolas premiadas.
A todos os professores e alunos nosso parabéns por essa conquista.

A direção










Paródia:Entrevista com a Professora Maria do Rosário Gonçalves

EMEF – Há quanto tempo a senhora leciona?
Profª – Há 28 anos.
EMEF – Como foi a idéia da criação da paródia (música) para o Projeto Intervias?
Profª – Sempre temos poesias, cartazes, jogos para o projeto e eu queria algo a mais, algo que ficasse gravado na cabeça de quem visse nosso trabalho, foi ai então que surgiu a idéia da paródia.
EMEF – Como foi feito a seleção para escolha da música ideal para a paródia?
Profª – Surgiram várias sugestões dos alunos, cada um trazia sua idéia, sua música e dentro essas sugestões a que mais se destacou foram às músicas sertanejas. Mais, nenhum se encaixava no perfil ideal que queríamos, foi então que eu trouxe a sala, a idéia de utilizarmos uma música mais agitada como o axé. Ai os alunos por votação escolheram a Ivete Sangalo, depois que escolhemos a cantora partimos para a escolha da música, depois de ouvirmos várias músicas chegamos a escolha da música “Beijo”.
EMEF – Como foi realizada a construção da música?
Profª – A música foi construída em sala de aula, o refrão surgiu no meu caminho para casa, fiquei pensando na música fui trocando as palavras e surgiu o “Comigo é na base do cinto, sem ele eu não vou viajar, comigo não tem disse-me disse senta aqui vamos embora, ah, eu não vou te escutar”. Demoramos um mês para criarmos totalmente a nossa paródia, podendo assim apresentá-la na em setembro Feira Cultural e agora na Premiação da Intervias.
EMEF – Qual a mensagem que a senhora deixa sobre a importância do projeto intervias na escola?
Profª Em minha opinião, o que fico para as crianças é que “Nós temos que participar nos envolver com tudo aquilo que nós falamos e a partir daí colocar em prática”.

Gravação em stúdio da paródia

Apresentação da paródia na premiação da Intervias


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Formatura da EJA

Durante a última noite de segunda-feira dia 06 de dezembro, aconteceu no prédio da 3° idade a formatura do 9° ano da EJA da nossa unidade escolar. O evento contou com o prestígio da senhora prefeita Rosemeire Scholl, do secretário da Educação Régis Forner, dos vereador Mário Barbosa de Oliveira, da vereadora Lucimara Welk, assim como a direção da escola, professores, funcionários e familíares dos formandos.
Após a entrega dos certificados foi servido um jantar a todos os presentes, dando assim o encerramento do evento.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Premiação do Concurso de Poesias

Na ultima sexta-feira dia 26 de novembro, aconteceu à premiação dos alunos dos 5° anos que participaram do Concurso de Poesias “Oficininha da Palavra” a nível nacional de Catiaho Alcântara.
A escritora Catiaho esteve em nossa escola com a finalidade de premiar o 1°, 2° e 3° lugar do concurso, além de entregar um certificado de honra a todos os nossos alunos que participaram.
A premiação contou ainda com a participação de Alcleir Alcântara que contou aos alunos uma história e de Wallace Kyoskys músico e artista circense, o qual fez uma apresentação circense e cantou para as crianças.
Gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos no projeto, a escritora Catiaho por ter vindo pessoalmente premiar nossos alunos e aos jurados desse concurso (Lupo e Talles).
E a todos os alunos nossos parabéns por suas participações e desempenhos.

 


Professoras Glaucia, Juliana e Josiane