Lei que institui o dia 03 de junho como o Dia Nacional da Educação Ambiental foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em 14 de maio.
Um resumo da história da Educação Ambiental.....
A educação ambiental teve seu reconhecimento internacional como estratégia essencial em resposta à crise ambiental a nível mundial em 1972 na conferência de Estocolmo quando é proposto um programa internacional visando educar o cidadão comum como o primeiro passo para esse se relacionar com o seu meio ambiente de modo sustentável.
Em 1975 durante o I Seminário Internacional de Educação Ambiental em Belgrado é indicado um novo tipo de educação, envolvendo estudantes, jovens, professores, sociedade de maneira a tornar possível o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades, valores e atitudes, visando à melhoria da qualidade ambiental e elevação da qualidade de vida.
Na Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental em Tbilisi em 1977, a educação ambiental é considerada um elemento essencial para uma educação global em que as ações devem se referir à soluções de problemas, através da participação ativa dos educandos, em favor do bem estar da comunidade, devendo tratar tanto da dinâmica do ambiente físico quanto do socioeconômico e do desenvolvimento humano. Essa ainda considerou o meio ambiente como “o conjunto de sistemas naturais e sociais em que vivem os homens e os demais organismos e de onde obtêm sua subsistência”.
No Brasil, a educação ambiental emerge somente na década de 1980 como um campo de saberes e práticas, e na década de 1990 se consolida a partir da Conferência das Nações Unidades para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, Rio-92.
A Educação Ambiental é definida pela Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA – Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999 como processo por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial a sadia qualidade de vida. Essa política reforça a educação ambiental como um componente permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.
Fonte: http://jamirmalini.com.br
Fonte: http://jamirmalini.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.